13 de junho de 2014

Angústia




Não sou o tipo de pessoa positivista (ó tudo dará certo, não se preocupe); sou o tipo de pessoa que confia em Deus e com isso, eu não preciso de mais nada.

Um belo dia eu estava navegando pela internet e encontrei um texto sobre enxaqueca e, bem, como eu estava com a companhia desse terrível mal eu decidi ler e obter alguma informação que pudesse me ajudar a “quebrar” esse relacionamento (eu e enxaqueca).

O ponto de partida:
“Uma das causas da enxaqueca é o estresse. O acúmulo de angústias pode estimular o cérebro e o sistema nervoso a funcionar mais rápido”.
Claro que há outros causadores de enxaqueca, mas as palavras “acúmulo de angústias” me deixaram perplexa. Será que esse era a causa das minhas? Mas, o que é angústia mesmo? Poderia ser tão ruim assim?

O que é angústia?
Fomos lá no Google, velho amigo, eu e a enxaqueca, e descobrimos isso:
“Angústia é a sensação psicológica que se caracteriza pelo sufocamento, pelo peito apertado, ansiedade, insegurança, falta de humor, e com ressentimentos aliados a alguma dor. No campo psiquiátrico a angústia é considerada uma doença e precisa ser tratada.
Para a psiquiatria, a angústia está muito próxima da depressão, embora que, nem sempre quem tenha angústias periódica pode estar sofrendo de depressão e sim uma manifestação da ansiedade que é o receio do futuro.
A angústia também pode estar ligada a causas psicológicas como, complexos, traumas, meio familiar repressores ou desgastantes, podem desencadear sensações de opressão. A angústia somente será considerada uma doença, quando aparecerem outros sintomas, como falta de concentração, tristeza permanente, inquietação, pensamentos negativos.
As pessoas que apresentam quadro de angústia e não tem acompanhamento profissional desenvolvem outros distúrbios emocionais, como cansaço físico e mental, comportamento inadequado e baixa auto-estima.
A angústia é uma emoção que está à frente de um acontecimento, uma circunstância, ou ocorre por lembranças traumáticas. A angústia acontece também em estados paranóicos onde a percepção das coisas é muito maior e destorcida.”
Nossa, eu fiquei ainda mais perplexa. Uma doença pode instalar-se, se não tratada. Não sou de entregar-me a tristeza, sempre procuro alguma maneira de dizer a ela que não é bem vinda, que em tudo que acontece na vida, existe algo de bom. Mas em se tratando de angústias... bem eu só poderia recorrer as seguintes verdades:

Salmos 9:9-10 “O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia. Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, nunca desamparaste os que te buscam”.
Salmos 32:6-7 “Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramentos”.
Salmos 107:6 “Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações”.
Romanos 8:35 “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?”

Como disse, sou do tipo que confia em Deus e diante de possíveis desesperos e angústias o melhor a fazer é correr para Ele. Deus é fiel e cumpre sua palavra e nem mesmo se a angústia se instalar no seu coração, ela não é capaz de separá-lo do amor de Deus que está em Cristo Jesus.

Beijinhos, Fê.


Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário